Selos postais com o tema Frutas - Acervo de Selos

Selos postais com o tema Frutas

A página exibe diversos selos postais com o tema Frutas: abacaxi, banana, laranjas, etc.; Veja abaixo o material organizado.

Abacaxi

A fruta tem peso entre 1 e 3 quilos e a planta pode chegar a 1 metro de altura. Além da fruta in natura, o abacaxi possibilita a produção de grande variedade de doces (compotas, cristalizados, geleias, sorvetes, gelatinas, cremes e pudins) e bebidas, que vão além do suco. A diferença entre os selos é o ano de emissão 1998 x 1999 e a denteação percê em onda x microsserrilhado.

Selo Abacaxi, 1998, percê em onda Selo Abacaxi, 1999, microsserrilhado

Banana

A Banana é muito consumida in natura. Entretanto, ela também pode ser consumida assada, frita e cozida. Essa fruta popular tem diversas variedades que diferem entre si principalmente no tamanho e sabor.

Bananeiro Plantação
Selo Bananeiro, colhedor de bananas Selo Bananas
Cacho Bananas
Selo Recursos Econômicos Nacionais, banana Selo Banana

Café

Essa fruta só amadurece enquanto ainda está no pé, ou seja, se for retirada do cafeeiro antes ela não consegue amadurecer. Deve-se colher a fruta madura porque o objetivo é a semente para produzir a bebida café.

Bicentenário do café Cafeeiro
Selo Plantação de café Selo Café
Trabalhadores nos cafezais
Colheita manual Colhedor de Café O Lavrador de café
Selo Colheita manual do café Selo Colhedor de Café Selo O lavrador de café
Recepientes para servir a bebida pronta
Cafeteira de Prata Cafeteira Toleware
Selo Cafeteira de Prata Selo Cafeteira Toleware

Caju

O caju, além de ser consumido natural, também pode ser utilizado na preparação de sucos, mel, doces, passas, sorvetes, licores. E a castanha depois de torrada é utilizada como petisco e quando verde em pratos quentes.
Selo Caju Selo Ano Nacional do Turismo, Cajueiro

Coco

O coco, a fruta do coqueiro, contém componentes que beneficiam o organismo humano. O alimento é um mix natural de proteínas, gorduras, calorias, carboidratos, vitamina A e B e sais minerais, como o potássio e magnésio.
Vendedor de Coco Coco
Selo Vendedor de Coco Selo Coco

Laranja

A laranja é uma fruta considerada de extrema importância no fornecimento de vitaminas e sais minerais, imprescindíveis à saúde do homem. É muito conhecida principalmente pela vitamina C. Veja os dois selos do Brasil que destacam a laranja.

Selo Laranja Selo Laranjas

Maça

A maça é uma fruta completa e saborosa. Ela pode ser consumida in natura, desidratada, sucos, doces, geleias, etc. Os selos do Brasil e de Madagascar reproduzem a beleza de duas maças.


Selo Maças Selo Maça

Manga

A manga pode ser consumida tanto in natura quanto na culinária. Por exemplo, no preparo de bebidas, saladas, sopas, no arroz, na sobremesa, entre outros.

Selo Manga, Índia Selo Manga

Maracujá

O maracujá é uma fruta muito versátil e faz parte das plantas do gênero Passiflora. Tudo na fruta é aproveitado, do caule às sementes, e os tipos de maracujás dividem-se basicamente em comestíveis, medicinais ou de uso na indústria para a fabricação de produtos de beleza.

Maracujá Maracujá-azul Flores de Maracujá
Selo Recursos econômicos nacionais,  Maracujá Selo Passiflora coerulea Selo Passiflora

Melancia

Os selos do Brasil e da Bulgaria ilustram a Melancia na forma inteira e fatiada. A fruta pertence a família das cucurbitáceas e apresenta diferentes tipos com variação no formato, tamanho e espessura da casca.

Selo Melancia Selo Melancia

Pinha

A pinha ou fruta-do-conde está representada nos selos do Brasil e de Laos.

Selo Pinha, 1998 Selo Pinha, 1989

Uva

A uva é consumida in natura ou usada na preparação de doces, passas, sucos, vinhos, entre outros. A fruta tem muitas variedades e cada espécie tem cor, sabor e tamanho variado.

Selo Uva Selo Uvas de Melnik


Outros selos e séries...


Selo Groselha Negra
Groselha Negra
O selo da Polônia de 1974 destaca os frutos escuros e arredondados da groselha negra ou cassis. Esses frutos são nativos da Europa e da Ásia e são consumidos in natura, sucos, geleias, licores, sorvetes, entre outros. O selo faz parte da série XIX Congresso Internacional de Jardinagem em Varsóvia, Polônia. Na margem inferior do selo o texto XIX Międzynarodowy Kongres Ogrodniczy. A ilustração é de Karol Śliwka. Impresso por PWPW (Państwowa Wytwórnia Papierów Wartościowych).
90 GR
Data: 09.10.1974
Código: Mi PL 2330


Selo Rubus saxatilis
Rubus saxatilis
O selo da União Soviética mostra a planta Rubus saxatilis e os frutos semelhantes as amoras silvestres. Os frutos são consumidos in natura, sucos, geleias, etc. Os pássaros também comem e auxiliam na distribuição das sementes. Na margem inferior do selo o texto em russo Костяника indicando a planta.
10 Kopek
Data: 10.03.1982
Código: Mi SU 5157
Denteação: 12 x 12¼

Selo Romã
Romã
A espécie Punica granatum L., conhecida popularmente no Brasil como Romã, é retratada no selo de Laos de 1989.
A Romã é o fruto da romãzeira cujo interior é subdividido em finas películas, que formam pequenas sementes possuidoras de uma polpa comestível com sabor doce, cor-de-rosa e refrescante.
O desenho postal retrata o fruto de casca amarela, quando está maduro, e outro na cor verde. Na lateral direita a legenda identifica a espécie Punica granatum 1989.
Data: 18.09.1989
Código: Mi LA 1159

Selo Sapotizeiro
Sapotizeiro
O selo de Laos de 1989 destaca os frutos comestíveis sapoti ou sapota produzido pela árvore sapotizeiro cuja espécie é Manilkara zapota. A diferença entre as denominações sapoti e sapota é somente devida ao formato do fruto. Os ovalados são chamados de sapoti e os arredondados de sapota. A casca dos frutos é fina com polpa tenra e muito doce, contendo uma substância gelatinosa que lhe dá um aroma singular. Na margem direita do selo o texto Mani Ikara zapota 1989.
Data: 18.09.1989
Código: Mi LA 1169

Selo Goiabeira
Goiabeira
O selo de Laos de 1989 destaca a árvore frutífera goiabeira de nome científico psidium guajava. O desenho do selo mostra duas goiabas, frutos da goiabeira, no galho da árvore. Na margem esquerda do selo o texto Psidium Guajava 1989.
20k
Data: 18.09.1989
Código: Mi LA 1171
Denteação: 12¾

Selo Durião
Durião
O durião de nome científico Durio zbethinus é apresentado no selo de Laos de 1989.
Os frutos do durião amadurecem no verão e são consumidos tanto in natura quanto na culinária, como em bolos, doces, tortas, entre outros. O sabor desse fruto exótico não agrada a todos os gostos.
No seu interior encontram-se de duas a sete sementes, cobertas por uma polpa carnosa, com um forte e característico aroma. Na lateral direita o texto Durio zbethinus 1989.
Código: Mi LA 1172

Selo limão
Limão
O selo da série Frutas destaca o limão, fruto de uma árvore aromática de pequeno porte cuja cor do fruto varia do amarelo claro ao verde. Os limões são ricos em ácido cítrico, têm sabor ácido e são muito apreciados na culinária para o preparo de sucos (limonada), licores, temperos, doces, entre outros.
R$ 0,82
Data: 15.01.1998
RHM: 757

Selo Amoras
Amoras
O selo americano de 1999 destaca as amoras. O selo faz parte da série com quatro selos comemorativos ao Ponchatoula Strawberry Festival que ocorre na cidade de Ponchatoula na Louisiana. Esse festival do morango é um grande evento e ocorre todos os anos .
Data: 10.04.1999
Código: Mi US 3113IBL

Selo melão
Melão
O melão inteiro e fatiado é o destaque do selo da Bulgária de 2002.
A fruta pertence a família das cucurbitáceas e apresenta diferentes variedades conforme o cultivar. A polpa contém muita água, é nutritiva e saborosa.
Na margem inferior o nome científico da fruta Cucumis melo.
Código: Mi BG 4559