Selos postais com o tema Frutas - Acervo de Selos

Selos postais com o tema Frutas

A página exibe diversos selos postais com o tema Frutas: abacaxi, banana, laranjas, etc.; Veja abaixo o material organizado.

Abacaxi

A fruta tem peso entre 1 e 3 quilos e a planta pode chegar a 1 metro de altura. Além da fruta in natura, o abacaxi possibilita a produção de grande variedade de doces (compotas, cristalizados, geleias, sorvetes, gelatinas, cremes e pudins) e bebidas, que vão além do suco. A diferença entre os selos é o ano de emissão 1998 x 1999 e a denteação percê em onda x microsserrilhado.

Selo Abacaxi, 1998, percê em onda Selo Abacaxi, 1999, microsserrilhado

Banana

A Banana é muito consumida in natura. Entretanto, ela também pode ser consumida assada, frita e cozida. Essa fruta popular tem diversas variedades que diferem entre si principalmente no tamanho e sabor.

Bananeiro Plantação Bananas
Selo Bananeiro, colhedor de bananas Selo Bananas Selo Banana<

Café

Essa fruta só amadurece enquanto ainda está no pé, ou seja, se for retirada do cafeeiro antes ela não consegue amadurecer. Deve-se colher a fruta madura porque o objetivo é a semente para produzir a bebida café.

Bicentenário do café Cafeeiro
Selo Plantação de café Selo Café
Colheita manual O Lavrador de café
Selo Colheita manual do café Selo O lavrador de café
  • Trabalhadores nos cafezais
Cafeteira de Prata Cafeteira Toleware
Selo Cafeteira de Prata Selo Cafeteira Toleware
  • Recepientes para servir a bebida pronta.

Caju

O caju, além de ser consumido natural, também pode ser utilizado na preparação de sucos, mel, doces, passas, sorvetes, licores. E a castanha depois de torrada é utilizada como petisco e quando verde em pratos quentes.
Selo Caju Selo Ano Nacional do Turismo, Cajueiro

Laranja


A laranja é uma fruta considerada de extrema importância no fornecimento de vitaminas e sais minerais, imprescindíveis à saúde do homem. É muito conhecida principalmente pela vitamina C. Veja os dois selos do Brasil que destacam a laranja.

Selo Laranja Selo Laranjas

Maça


A maça é uma fruta completa e saborosa. Ela pode ser consumida in natura, desidratada, sucos, doces, geleias, etc. Os selos do Brasil e de Madagascar reproduzem a beleza de duas maças.


Selo Maças Selo Maça

Manga

A manga pode ser consumida tanto in natura quanto na culinária. Por exemplo, no preparo de bebidas, saladas, sopas, no arroz, na sobremesa, entre outros.

Selo Manga, Índia Selo Manga

Maracujá

O maracujá é uma fruta muito versátil e faz parte das plantas do gênero Passiflora. Tudo na fruta é aproveitado, do caule às sementes, e os tipos de maracujás dividem-se basicamente em comestíveis, medicinais ou de uso na indústria para a fabricação de produtos de beleza.

Maracujá Maracujá-azul Flores de Maracujá
Selo Maracujá Selo Passiflora coerulea Selo Passiflora

Melancia


Os selos do Brasil e da Bulgaria ilustram a Melancia na forma inteira e fatiada. A fruta pertence a família das cucurbitáceas e apresenta diferentes tipos com variação no formato, tamanho e espessura da casca.

Selo Melancia Selo Melancia

Pinha


A pinha ou fruta-do-conde está representada nos selos do Brasil e de Laos.

Selo Pinha, 1998 Selo Pinha, 1989

Uva


A uva é consumida in natura ou usada na preparação de doces, passas, sucos, vinhos, entre outros. A fruta tem muitas variedades e cada espécie tem cor, sabor e tamanho variado.

Selo Uva Selo Uvas de Melnik


Outros selos e séries...


Selo Groselha Negra
Groselha Negra
O selo da Polônia de 1974 destaca os frutos escuros e arredondados da groselha negra ou cassis. Esses frutos são nativos da Europa e da Ásia e são consumidos in natura, sucos, geleias, licores, sorvetes, entre outros. O selo faz parte da série XIX Congresso Internacional de Jardinagem em Varsóvia, Polônia. Na margem inferior do selo o texto XIX Międzynarodowy Kongres Ogrodniczy. A ilustração é de Karol Śliwka. Impresso por PWPW (Państwowa Wytwórnia Papierów Wartościowych).
90 GR
Data: 09.10.1974
Código: Mi PL 2330

Selo Coco
Coco
O selo ordinário do Brasil de 1982 da série recursos econômicos nacionais exibe os cocos. As frutas são ricas em nutrientes e podem trazer muitos benefícios à saúde. Para criar o selo os artistas Lúcia TV Ramos e Waldemiro Puntar usaram a técnica do desenho a meio-tom e destacaram a fruta para evidenciar a beleza.
RHM: 602

Selo Rubus saxatilis
Rubus saxatilis
O selo da União Soviética mostra a planta Rubus saxatilis e os frutos semelhantes as amoras silvestres. Os frutos são consumidos in natura, sucos, geleias, etc. Os pássaros também comem e auxiliam na distribuição das sementes. Na margem inferior do selo o texto em russo Костяника indicando a planta.
10 Kopek
Data: 10.03.1982
Código: Mi SU 5157
Denteação: 12 x 12¼

Selo Romã
Romã
A espécie Punica granatum L., conhecida popularmente no Brasil como Romã, é retratada no selo de Laos de 1989.
A Romã é o fruto da romãzeira cujo interior é subdividido em finas películas, que formam pequenas sementes possuidoras de uma polpa comestível com sabor doce, cor-de-rosa e refrescante.
O desenho postal retrata o fruto de casca amarela, quando está maduro, e outro na cor verde. Na lateral direita a legenda identifica a espécie Punica granatum 1989.
Data: 18.09.1989
Código: Mi LA 1159

Selo Sapotizeiro
Sapotizeiro
O selo de Laos de 1989 destaca os frutos comestíveis sapoti ou sapota produzido pela árvore sapotizeiro cuja espécie é Manilkara zapota. A diferença entre as denominações sapoti e sapota é somente devida ao formato do fruto. Os ovalados são chamados de sapoti e os arredondados de sapota. A casca dos frutos é fina com polpa tenra e muito doce, contendo uma substância gelatinosa que lhe dá um aroma singular. Na margem direita do selo o texto Mani Ikara zapota 1989.
Data: 18.09.1989
Código: Mi LA 1169

Selo Goiabeira
Goiabeira
O selo de Laos de 1989 destaca a árvore frutífera goiabeira de nome científico psidium guajava. O desenho do selo mostra duas goiabas, frutos da goiabeira, no galho da árvore. Na margem esquerda do selo o texto Psidium Guajava 1989.
20k
Data: 18.09.1989
Código: Mi LA 1171
Denteação: 12¾

Selo Durião
Durião
O durião de nome científico Durio zbethinus é apresentado no selo de Laos de 1989.
Os frutos do durião amadurecem no verão e são consumidos tanto in natura quanto na culinária, como em bolos, doces, tortas, entre outros. O sabor desse fruto exótico não agrada a todos os gostos.
No seu interior encontram-se de duas a sete sementes, cobertas por uma polpa carnosa, com um forte e característico aroma. Na lateral direita o texto Durio zbethinus 1989.
Código: Mi LA 1172

Selo limão
Limão
O selo da série Frutas destaca o limão, fruto de uma árvore aromática de pequeno porte cuja cor do fruto varia do amarelo claro ao verde. Os limões são ricos em ácido cítrico, têm sabor ácido e são muito apreciados na culinária para o preparo de sucos (limonada), licores, temperos, doces, entre outros.
R$ 0,82
Data: 15.01.1998
RHM: 757

Selo Amoras
Amoras
O selo americano de 1999 destaca as amoras. O selo faz parte da série com quatro selos comemorativos ao Ponchatoula Strawberry Festival que ocorre na cidade de Ponchatoula na Louisiana. Esse festival do morango é um grande evento e ocorre todos os anos .
Data: 10.04.1999
Código: Mi US 3113IBL

Selo melão
Melão
O melão inteiro e fatiado é o destaque do selo da Bulgária de 2002.
A fruta pertence a família das cucurbitáceas e apresenta diferentes variedades conforme o cultivar. A polpa contém muita água, é nutritiva e saborosa.
Na margem inferior o nome científico da fruta Cucumis melo.
Código: Mi BG 4559