1980 - Centenário de Nascimento de Helen Keller - Acervo de Selos

segunda-feira, 2 de maio de 2022

1980 - Centenário de Nascimento de Helen Keller

Centenário de nascimento de Helen Keller
Selo comemorativo do Centenário de Nascimento de Helen Keller e do IV Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira com o tema Genética e Prevenção da Cegueira, dentre outros.
Helen Keller (1880-1968) foi uma escritora e ativista social norte-americana, cega e surda, que se formou em filosofia e lutou em defesa dos direitos sociais, das mulheres e das pessoas com deficiência. Era uma batalhadora incessante da educação e reabilitação de pessoas cegas e cegas-surdas, tornando-se um símbolo de persistência e coragem. Foi a primeira pessoa cega e surda a entrar para uma instituição de ensino superior.
A ilustração postal de Ana Luísa Escorel destaca a relação de ternura entre Helen Keller e sua professora Anne Sulivan, contratada pela família para ensiná-la e que passou a morar em sua casa.
O motivo floral destaca a afetividade que havia no convívio dessas duas mulheres e representa o acesso da menina cega e surda ao universo da compreensão sensível e conceitual através do trabalho e paciência de Anne Sullivan.
O exemplar foi impresso em papel Couché fosforescente gomado.
Cr$ 4,00
Data: 28.07.1980
RHM: C-1157
Denteação: 11½
Tiragem: 2.000.000

Nenhum comentário