sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Selo do Brasil, Dom Afonso Henriques

Selo Dom Afonso Henriques
Dom Afonso Henriques
Selo comemorativo dos Centenários de Portugal: 8º Centenário da Independência (1140) e 3º Restauração de Portugal (1640).

O exemplar traz ao centro, a cabeça de Affonso Henriques, fundador e primeiro rei de Portugal. Nas laterais duas colunas cujos ornamentos são baseados em desenhos portugueses. A inspiração do artista veio da famosa estátua erguida em Guimarães (Portugal) em memória desse grande rei, cujo pedestal apresenta os ornamentos mencionados.

Vê-se ainda um círculo entre as duas colunas, tendo ao alto a cruz de Cristo e aos lados as Cruzes de Malta e Santiago. No alto, as legendas Brasil Correio e o valor 200 réis acima das duas colunas. Na parte inferior do círculo "D. Affonso Henriques" entre as colunas, à esquerda 1140 e à direita 1640. Na parte inferior do selo Centenários de Portugal. Fonte: Adaptado de Vamos Lêr (RJ), ano 1940, edição 0206 (2).

A filigrana é P "CORREIO*BRASIL".
200 Réis
Data: 01.12.1940
RHM: C-164


Moeda de 1940 - 200 Réis

Moeda no valor de 200 Réis com o mesmo valor facial do selo.
Moeda de 200 Réis, 1940