13 de Maio de 1888 - Acervo de Selos

13 de Maio de 1888

A página mostra alguns selos relacionados ao tema Abolição da Escravatura.

"É declarada extincta desde a data desta lei a escravidão no Brazil", esta é a frase que consta no primeiro artigo da Lei Áurea, de 13 de maio de 1888, data que simboliza o Dia da Abolição da Escravatura.

Série Centenário dos Abolicionistas Precursores

O par de selos do Brasil da Série Centenário dos Abolicionistas Precursores - Ceára e Amazonas - apresenta dois momentos importantes dentro da luta pela libertação dos escravos. Esses dois estados anteciparam-se por quatro anos, ao ato de 13 de maio de 1988, que emancipava o escravo brasileiro.

Selo Revolta dos Jangadeiros, Ceará
O selo do Brasil de 1984 retrata a Revolta dos Jangadeiros, um momento importante dentro da luta pela libertação dos escravos, ocorrido no estado do Ceará.
O desenho de Pietrina Checcacci mostra em destaque as mãos negras levantadas ao céu. No segundo plano a jangada vazia em terra firme. As cores usadas lembram o mar do Ceára, as areias e as terras matizadas em suaves gamas de tons.
RHM: C-1375

Selo abolicionistas precursores, Amazonas
O Amazonas foi simbolizado pelo jovem negro de braços levantados representando a sua raça que olha o futuro e agradece a Deus a sua libertação.
Para compor a ilustração. Pietrina Checcacci utilizou cores vibrantes que representam a exuberância existente dentro da região amazônica: azuis celestes, verdes, ocres, amarelos e laranjas.
RHM: C-1376

Série Centenário da Abolição da Escravatura

Selo Centenário da Abolição da Escravatura
O selo comemorativo do Centenário da Abolição da Escravatura traz o Manuscrito da Lei Áurea que é composta por apenas dois artigos, o primeiro encerra a escravidão no Brasil e o segundo revoga as disposições que são contrárias à lei.
A Lei Áurea foi sancionada pela princesa Isabel em 13 de maio de 1888 e pôs fim à escravidão no Brasil, porém não garantiu direitos fundamentais, como moradia, educação e saúde para as pessoas que eram escravizadas.
A ilustração postal de Darlan Rosa também colocou sobre o manuscrito uma pena simbolizando a libertação da raça negra no Brasil e uma cena de iniciação que, na cultura negra, simboliza o renascimento.
RHM: C-1583

Selo Navio negreiro
O selo do Brasil de 1988 apresenta o desenho estilizado de um navio negreiro, cujas velas trazem uma alegoria representando a cultura negra aprisionada e trazida para o Brasil.
Em segundo plano, o desenhista Darlan Manoel Rosa, fez uma reproduçao do mapa de Norris (1773) mostrando algumas regiões da África e, na parte inferior, o diagrama da rota dos escravos até o Brasil.
Cz$ 50,00
Data: 12.05.1988
RHM: C-1584
Tiragem: 3.000.000

Castro Alves, O Poeta dos Escravos

Selo Castro Alves
Selo do Brasil de 1947 comemorativo do Centenário de nascimento do poeta Castro Alves.
O desenho postal na cor verde é de Prof. L. Campos e retrata o busto de Castro Alves e um trecho do poema O Navio Negreiro:

Auriverde pendão de minha terra,
Que a brisa do Brasil beija e balança,
Estandarte que a luz do sol encerra
E as promessas divinas da esperança.