Orquídeas em Selos Postais

Selos de Orquídeas do Brasil e do Mundo | Acervo de Selos

As orquídeas estão entre as flores mais admiradas do mundo e também figuram em inúmeras emissões filatélicas. Esta página reúne selos postais do Brasil e de diversos países que retratam espécies pertencentes à família Orchidaceae, destacando suas cores, formas exóticas e importância botânica. Entre os exemplares apresentados estão orquídeas dos gêneros Cattleya, Laelia, Oncidium, Vanda e muitas outras representadas na filatelia temática.

Orquídeas

Orquídea Cattleya

O gênero Cattleya reúne algumas das orquídeas mais populares e cultivadas do mundo. Suas flores grandes, vistosas e perfumadas apresentam grande variedade de cores e formas, sendo muito apreciadas por colecionadores e admiradores de orquídeas.

Selo Cattleya amethystoglossa
Cattleya amethystoglossa, Brasil, 1980
Selo de Laos com a Cattleya percivaliana
Cattleya percivaliana, Laos, 1985
Selo de Laos com a Cattleya lueddemanniana
Cattleya lueddemanniana, Laos, 1985
Selo de Burkina Faso com a Orquídea Cattleya
Cattleya, Burkina Faso, 1996
Cattleya guttata Lindley no selo brasileiro
Cattleya guttata, Brasil, 1987
Selo Cattleya nobilior
Cattleya nobilior, Bolívia, 1974

Orquídea Laelia

O gênero Laelia é frequentemente confundido com o gênero Cattleya. A principal diferença entre eles está no número de políneas: as espécies de Laelia possuem oito políneas semelhantes entre si, enquanto as Cattleyas apresentam apenas quatro. As flores são muito apreciadas pela beleza, variedade de cores e importância na orquidofilia brasileira.

Atualmente Laelia purpurata é frequentemente classificada como Cattleya purpurata, mas como o selo e a emissão utilizam a nomenclatura original foi preservado o contexto filatélico. /p>

Laelia tenebrosa no selo brasileiro
Laelia tenebrosa, Brasil, 1980
Selo Laelia cinnabarina Batem
Laelia cinnabarina, Brasil, 1980
Selo Laelia purpurata Lindl.
Laelia purpurata, Brasil, 1982
Selo Laelia lobata Veitch
Laelia lobata, Brasil, 1987

Orquídea Odontoglossum

O gênero Odontoglossum reúne orquídeas conhecidas pela grande diversidade de formas, tamanhos, cores e padrões florais. Muitas espécies são originárias das regiões montanhosas da América do Sul e são valorizadas por suas flores ornamentais exuberantes e duradouras.


Selo Orquídea Odontoglossum
Odontoglossum, Guiana, 1991
Selo Odontoglossum luteopurpureum
Odontoglossum luteopurpureum, Laos, 1985

Orquídea Oncidium

As orquídeas do gênero Oncidium são conhecidas popularmente como Chuva-de-ouro. Suas hastes produzem grande quantidade de flores pequenas, geralmente em tons de amarelo, criando um efeito visual bastante ornamental. O gênero reúne centenas de espécies distribuídas principalmente pelas regiões tropicais e subtropicais das Américas.

Atualmente Oncidium varicosum é frequentemente tratado como Gomesa varicosa em classificações botânicas modernas, mas para fins filatélicos e históricos foi mantido o nome que aparece na emissão postal.


Selo Orquídea Oncidium flexuosum
Oncidium flexuosum, Brasil, 1982
Selo Oncidium varicosum
Oncidium varicosum, Laos, 1985

Outras Orquídeas

A família das orquídeas possui uma das maiores diversidades do reino vegetal, com milhares de espécies distribuídas por diferentes continentes. Além dos gêneros mais conhecidos, como Cattleya, Laelia e Oncidium, diversas outras orquídeas também se destacam pela beleza, formas exóticas e coloração variada de suas flores, sendo frequentemente retratadas em emissões filatélicas ao redor do mundo.

Selo Orquídea Vanda
Orquídea Vanda, União Soviética, 1971
Selo Cephalanthera rubra
Cephalanthera rubra, Madagascar, 1993
Selo Encyclia pentotis
Encyclia pentotis, Tanzânia, 1994
Selo Orquídea Cypripedium
Cypripedium, Japão, 1995
Selo Orquídea amarela
Orquídea amarela, Burkina Faso, 1996
Selo Orquídea Dendrobium cruentum
Dendrobium cruentum, Afeganistão, 1999
Selo Orquídea Miltonia
Miltonia, Burkina Faso, 1996
Selo Phalaenopsis Cayenne
Phalaenopsis Cayenne, Benim, 1997
Selo Habenaria columbae
Habenaria columbae, Togo, 1999
Selo Zygopetalum crinitum
Zygopetalum crinitum, Brasil, 1980

A família Orchidaceae possui milhares de espécies distribuídas em diferentes regiões do planeta. Sua diversidade de formas, cores e perfumes faz das orquídeas um dos temas florais mais representados em selos postais, despertando o interesse de colecionadores, botânicos e apreciadores da natureza.

Nenhum comentário

Abrir editor de comentários


Voltar ao topo