Alemanha - Udo Lindenberg no Andrea Doria - Acervo de Selos

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Alemanha - Udo Lindenberg no Andrea Doria

Udo Lindenberg no Andrea Doria
O desenho postal de 2010 mostra o pintor e músico Udo Lindenberg sentado na proa do transatlântico italiano Andrea Doria com uma taça de champanhe. O Andrea Doria, orgulho da frota de cruzeiros italiana, afundou em 26 de julho de 1956 após uma colisão.

A arte faz referência ao primeiro sucesso de Udo Lindenberg em 1973, com o albúm Alles klar auf der Andrea Doria que vendeu mais de 100.000 cópias e cujo single de mesmo nome se tornou um sucesso nas paradas.

Na letra Lindenberg descreve paralelos entre a vida de um transatlântico de luxo que está afundando e o pub Onkel Pö (Tio Pö), ponto de encontro para a nova cena musical reunindo músicos e bandas iniciantes, além de empresários.

Udo Lindenberg foi o pioneiro do rock cantado em alemão, também um símbolo de liberdade e independência, e sempre trazia na sua arte um fundo político como propósito de alerta. Em sua obra musical e gráfica, abordava de forma irônica os assuntos que a sociedade preferia calar, como: armamento, homossexualismo, desemprego entre a juventude, o radicalismo de direita, entre outros.

O exemplar faz parte da série Pinturas de Udo Lindenberg no qual ele conseguiu atingir o objetivo de criar os seus próprios selos, em parceria com a administração do Deutsche Bundespost, ao mesmo tempo que se imortaliza nos itens postais da série.

45 cents
Data: 01.07.2010
Códigos: Mi DE 2803, DE 2807
Denteação: 13¾ e 10
Tamanhos: 44 x 26 mm, 39 x 25 mm
Tiragens: 6.500.000, 23.4000.000
Contribuição: Romeu O. T.

Um comentário

  1. Tanto os selos postais como as moedas são pedacinhos de Realmente o Udo soube aproveitar o após guerra e recuperar um pouco do "ser alemão". A juventude logo aceitou e passou a cantar suas músicas, agora no idioma alemão.
    Um dos selos é autoadesivo com picote 10.

    ResponderExcluir