terça-feira, 16 de abril de 2024

150 Anos dos Olhos-de-Boi, 60 Réis

Selo 60 Réis 1993 – 150 Anos dos Olhos-de-Boi

Selo 60 Réis

Em 1º de agosto de 1843, entrou em circulação a primeira emissão postal brasileira, formada por três selos nos valores de 30, 60 e 90 réis. Conhecidos como Olhos-de-Boi, esses selos marcaram o início da utilização do selo postal no Brasil e fizeram do país o segundo do mundo a adotar esse sistema de pagamento antecipado da correspondência.

O selo de 60 réis foi homenageado nesta emissão comemorativa de 1993 por meio de uma reprodução do célebre Olho-de-Boi. A composição destaca o numeral 60 dentro da moldura oval com fundo guilhoché, característica marcante dos primeiros selos brasileiros. No alto, aparece a inscrição “Brasil 93” e, na parte inferior, o valor facial de Cr$ 60.000,00, acompanhado da legenda “150 ANOS DO SELO POSTAL BRASILEIRO”.

Para a reprodução do Olho-de-Boi de 60 réis, a artista Martha Poppe utilizou a calcografia. O selo foi impresso em papel couché, gomado e fosforescente, características que fazem parte das especificações técnicas desta emissão.

A emissão foi lançada em 30 de julho de 1993, como parte das comemorações dos 150 anos da primeira emissão postal brasileira e da Brasiliana 93, Exposição Mundial de Filatelia realizada naquele ano, em sua quarta edição. A série reproduziu os três valores históricos dos Olhos-de-Boi: 30, 60 e 90 réis.

Valor facial: Cr$ 60.000,00
Data de emissão: 30/07/1993
RHM: C-1844
Denteação: 12 x 11½
Tiragem: 1.000.200

150 Anos dos Olhos-de-Boi

Além de reproduzir os selos históricos de 30, 60 e 90 Réis, a comemoração dos 150 anos dos Olhos-de-Boi também contou com a Série Turma da Mônica, que apresentou a personagem Mônica utilizando o serviço postal ao lado de uma reprodução do selo de 60 Réis. Veja o selo com a Mônica.
Mônica usando o serviço postal ao lado do selo de 60 Réis
Mônica e a reprodução do selo de 60 Réis.

Nenhum comentário

Abrir editor de comentários


Voltar ao topo