domingo, 21 de novembro de 2021

Selo do Brasil, Casa Enxaimel em Santa Catarina

Selo Casa de Enxaimel em Santa Catarina – Série O Homem e o Meio (Brasil 1975)

Selo brasileiro de 1975 retratando uma casa de enxaimel em Santa Catarina, símbolo da arquitetura trazida pelos imigrantes alemães ao sul do Brasil

A casa enxaimel é um dos mais importantes símbolos da herança cultural deixada pelos imigrantes alemães no Brasil, a técnica construtiva foi trazida ao país pelos colonizadores alemães que chegaram principalmente à Região Sul durante o século XIX.

O selo retrata uma tradicional casa de enxaimel localizada em Santa Catarina, estado que concentra alguns dos mais importantes exemplares dessa técnica construtiva no Brasil. Essas edificações representam não apenas um modelo arquitetônico, mas também a preservação da identidade cultural das comunidades de origem alemã.

A casa enxaimel usa uma técnica construtiva com paredes feitas de vigas de madeira na cor preta posicionadas na vertical, horizontal e diagonal formando uma espécie de treliça. Os espaços são preenchidos com tijolos à vista e a inclinação do telhado é bem acentuada. As janelas são de vidro com moldura de cor clara.

O exemplar integra a série O Homem e o Meio, emissão dos Correios que buscou destacar a interação entre o ser humano, sua cultura e o ambiente em que vive. O desenho é de Gian Calvi.

Atualmente, as construções enxaimel são consideradas importantes patrimônios históricos e turísticos, especialmente nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Muitas dessas edificações foram preservadas e continuam atraindo visitantes interessados na história da imigração alemã, na arquitetura tradicional e no legado cultural deixado por seus descendentes.

Valor facial: Cr$ 3,30
Data de emissão: 18/04/1975
RHM: C-886
Denteação: 11½
Tiragem: 600.000

Série o Homem e o Meio

A palafita, uma habitação construída sobre estacas, também ganhou destaque nessa série.
Selo Palafita <>

Nenhum comentário

Abrir editor de comentários


Voltar ao topo