1982 - Igreja do Carmo em Mariana - Acervo de Selos

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

1982 - Igreja do Carmo em Mariana

Igreja do Carmo e de São Francisco de Assis
O selo da Série Turismo - O Barroco Mineiro - destaca a Igreja de Nossa Senhora do Carmo na cidade de Mariana, Minas Gerais. Na mesma praça, bem ao lado, se vê a Igreja de São Francisco.
O desenho do artista José Coelho reproduziu de forma realista a Igreja do Carmo, construída em 1784. A construção tem duas torres redondas, em alvenaria, e duas sacadas rendilhadas ladeando a porta principal, sobre a qual está o escudo da Ordem do Carmo.
Para ilustrar a Igreja de São Francisco, localizada no mesmo endereço, o traço mostra a lateral da construção e uma das duas torres retilíneas.
A paisagem retratada também é composta por residências típicas de Mariana e no centro das duas igrejas o pelourinho, coluna em pedra para castigar escravos nos tempos do Brasil colonial.
O exemplar foi impresso em papel Couché fosforescente gomado e traz na margem inferior a legenda "Igreja de N. Sra. do Carmo - Mariana - MG".
Data: 16.07.1982
Cr$ 17,00
RHM: C-1267
Denteação 11½
Tiragem: 1.000.000



Em 1986, na série Patrimônio Histórico e Artístico Brasileiro, foi reproduzido o pelourinho em Alcântara, no estado brasileiro do Maranhão - MA.
Selo Pelourinho de Alcântara