1973 - Brasil - Visconde de Sabugosa - Acervo de Selos

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

1973 - Brasil - Visconde de Sabugosa

Selo Visconde de Sabugosa
O selo de 1973 retrata o personagem Visconde de Sabugosa dentro de um livro.
Visconde é um boneco feito por Tia Nastácia a partir de um sabugo de milho. Ele é o super sabichão e adquiriu sua sabedoria através dos livros da biblioteca de Dona Benta, a proprietária do Sítio do Picapau Amarelo.
Nas histórias criadas por Monteiro Lobato, Visconde de Sabugosa é sempre escolhido por Pedrinho para as brincadeiras e aventuras mais perigosas no sítio, pelo fato de ele ser consertável. Caso ocorra algum problema, Tia Nastácia faz outro Visconde com uma nova espiga de milho.
A ilustração postal, impressa em papel fosforescente, é de Gian Calvi e faz parte da Série Literatura Infantil.
Cr$ 0,40
Data: 12.10.1973
RHM: C-809
Denteação: 11½
Tiragem: 1.00.000

Petróleo

No livro O poço do Visconde (1937), Visconde de Sabugosa ajudou a descobrir petróleo nas terras do sítio do picapau amarelo e o tema estava relacionado diretamente com o interesse pessoal do escritor. Essa foi a forma que Monteiro Lobato encontrou para levar às crianças a campanha pelo petróleo que vinha difundindo de Norte a Sul do país.
Em 1982, no Centenário do Nascimento de Monteiro Lobato (1882-1982), os correios lançaram um selo comemorativo no qual ilustrava o interesse do escritor na exploração do petróleo de solo brasileiro.
Selo Centenário de Monteiro Lobato

Série Literatura Infantil

Série Literatura Infantil - Homenagem a Monteiro Lobato

Nenhum comentário