1984 - Brasil - Guido Mondin - Acervo de Selos

sábado, 28 de agosto de 2021

1984 - Brasil - Guido Mondin

Selo Pintura de Guido Mondin
Selo comemorativo do primeiro aniversário do edifício-sede da União Postal das Américas e Espanha - UPAE, sediada em Montevidéu. Cada país participante da UPAE fez a doação de um objeto de arte característico de sua nação para uso na decoração da instituição internacional.
O Brasil doou a obra intitulada "A Primeira Carta Expedida do Brasil", óleo sobre tela, de autoria do artista Guido Mondin.
Nesta pintura, Pero Vaz de Caminha é retratado escrevendo sua histórica carta a D. Manuel I, rei de Portugal, simbolizando a primeira manifestação de correio do Brasil.
Guido Mondin pintou, ao redor da figura de Pero Vaz de Caminha, diversos elementos referentes ao conteúdo redigido, como as caravelas portuguesas, a flora exuberante, os nativos nus, entre outros detalhes da composição.
A arte postal é de Martha Poppe e a fotografia de Carlos Terrana. O exemplar foi estampado em papel Couché gomado com a fosforescência impressa nas margens.
Cr$ 45,00
Data: 08.06.1984
RHM: C-1398
Denteação: 11½
Tiragem: 1.500.000


Brasil

Na celebração dos 400 anos do Tratado Descritivo do Brasil o selo também deu destaque para os índios, a floresta tropical, a caravela e alguns animais.
Selo 400 anos do Tratado Descritivo do Brasil de Gabriel Soares de Souza

Nenhum comentário