1981 - Brasil - Centenário de Lima Barreto - Acervo de Selos

terça-feira, 14 de março de 2023

1981 - Brasil - Centenário de Lima Barreto

Centenário de Lima Barreto
O selo comemora o Centenário de Nascimento de Lima Barreto (1881-1981).
Lima Barreto, escritor e jornalista, é dono de uma vasta obra com romances, contos, poesias e críticas. Em grande parte, suas obras estão pautadas na temática social da antiga capital da República, no início do século XX.
Para ilustrar o selo comemorativo, a artista Joana Bielschowsky reproduziu um trecho do centro do Rio de Janeiro de 1900, com os arcos ao fundo, um personagem da sociedade da época caminhando na paisagem e os trilhos alusivos aos bondes. Dessa forma, vincula-se o desenho ao tema mais recorrente das obras de Lima Barreto, o Rio de Janeiro de sua época.
Em primeiro plano, está a imagem do autor escrevendo as páginas de seus livros enquanto transmite à cidade um colorido especial, além disso estabelece de forma natural o entra e sai do Rio de Janeiro nos seus textos.
O exemplar foi impresso em papel couché fosforescente gomado.
Cr$ 7,00
Data: 13.05.1981
RHM: C-1193
Denteação: 11½
Tiragem: 1.500.000

Literatura e escritores brasileiros

João Guimarães Rosa foi homenageado pelos correios, em 1978, no dia do livro. Na ocasião, a ilustração retratou os elementos que identificam o sertão brasileiro principal cenário das narrativas e romances desse autor.
Selo Dia do Livro

Nenhum comentário