terça-feira, 20 de julho de 2021
Selo Agência dos correios do Paço Imperial
Selo Paço Imperial – Antiga Sede dos Correios Brasileiros no Rio de Janeiro
Este selo postal brasileiro homenageia o Paço Imperial, um dos edifícios históricos mais importantes da cidade do Rio de Janeiro. Construído no século XVIII, o imóvel desempenhou diversas funções ao longo de sua história e teve papel relevante na administração colonial, imperial e republicana do Brasil.
Entre 1929 e 1975, o Paço Imperial abrigou a Agência Central dos Correios e Telégrafos, tornando-se parte da história postal brasileira. Atualmente, o edifício funciona como um importante centro cultural, recebendo exposições de artes visuais, apresentações musicais, eventos culturais, seminários e outras atividades voltadas à preservação do patrimônio histórico nacional.
A arte criada por Martha Poppe e A. L. Winter reproduz a fachada do prédio utilizando técnica a traço associada a uma tonalidade em dégradé. Na parte superior da composição destaca-se a inscrição "330 Anos dos Correios Brasileiros", referência à série comemorativa da qual o selo faz parte.
O exemplar foi impresso em papel couché gomado e apresenta fosforescência nas margens, recurso utilizado para facilitar o processamento automatizado das correspondências.
Data de emissão: 03/08/1993
Catálogo RHM: C-1855
Denteação: 11½ x 12
Tiragem: 1.000.200 exemplares
330 Anos dos Correios Brasileiros
O selo integra a emissão comemorativa lançada em 1993 para celebrar os 330 anos dos Correios Brasileiros. A série destacou quatro edifícios considerados entre os mais representativos do patrimônio arquitetônico da instituição, todos localizados no estado do Rio de Janeiro: o Paço Imperial, a Agência dos Correios de Petrópolis, a Agência Central dos Correios e a Agência dos Correios de Niterói.
Além de registrar importantes marcos da arquitetura brasileira, a emissão valoriza a trajetória dos serviços postais no país e preserva a memória de construções que contribuíram para a evolução das comunicações ao longo dos séculos.
Nenhum comentário
Abrir editor de comentários